quarta-feira, 27 de junho de 2018

Resenha Caos Nova Fórmula




Livro: CAOS NOVA FÓRMULA
Autor: JEAN-PAUL COLEMONTS

Um livro que se revela pela capa, cheia de detalhes que assemelham a um produto, sugere em “NOVA FÓRMULA” uma inovação ou melhoria de algo que foi produzido no passado.
Isso percebemos logo no primeiro conto “A PRIMEIRA VEZ”. Um narrador protagonista que narra no tempo passado uma primeira experiência vivida em família. O conto encanta pela riqueza de detalhes, cultivado na memória do homem, o mesmo menino que viveu, expõe a beleza de uma época.
O mais impressionante é que segue no segundo conto, com o mesmo narrador relatando uma experiência de separação. No conto “A BICICLETA” o narrador conta todas as dificuldades vividas após uma separação, as mudanças do cotidiano e o acolhimento da família, muito comum na época de 80, quando quem tinha melhor condição financeira sempre se dispunha a ajudar os parentes em dificuldades. A beleza deste conto está no relato minucioso das refeições em família. Onde está “A BICICLETA”? O leitor vai precisar ler o livro para encontrá-la, e viver esta aventura juntamente com o protagonista.
Apesar do livro trazer contos em separado o tempo é marcado cronologicamente. O conto “LOUCURA” apresenta o protagonista como um jovem que vive as loucuras das primeiras experiências com as amizades. O interessante é que o narrador não se preocupa em mascarar a realidade, mas a relata com emoções e adrenalinas reais, livre de julgamentos. Isso permanece na próximo conto “ROOM SERVICE”, no entanto, sentimos o amadurecimento do protagonista, neste conto que o leva para as obrigações diárias, como o trabalho.
O livro deixa um saudosismo em quem viveu nesta época. Para quem não viveu deixa o desejo de voltar no tempo. Em geral o livro deixa a expectativa de continuação, de outros momentos e, o questionamento de como seria o olhar deste narrador sobre outros tantos momentos possíveis.
Então, conseguiu descobrir o produto que está dentro do “CAOS NOVA FÓRMULA”?

BOA LEITURA!



Postagem em destaque

DESABAFO DE MÃE

TODO FILHO DEVERIA SABER... Sou mãe não sou responsável por tudo, vivemos em família e não sou dona de tudo, então seja responsável pelos...