terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Resenha Um Poema de Guerra




Livro: UM POEMA DE GUERRA
Escritor: DAN FOLTER

Um livro que superou minhas expectativas. Um poema de guerra conta a história de um romance entre Júlia e Gustavo.
Gustavo um estudante de jornalismo que luta para pagar as contas e sobreviver na capital paulista. Tímido e solitário se apaixona por Júlia uma vizinha vinda do Sul do país, que traz na bagagem o sonho de reencontrar-se com sua origem naquela cidade. Educada numa família tradicional ela contém em seu íntimo ideais de lutas revolucionárias por um país melhor.
Uma guerra iniciada nos tempos atuais do nosso país é narrada com uma riqueza impressionante em detalhes pelo autor, e em muitos pontos fica quase impossível não fazer relação entre ficção e realidade. Esta guerra coloca os protagonistas em lados opostos e neste ambiente eles lutam para manter vivo este amor.
Uma leitura demorada. O livro dividido em capítulos curtos possui uma quebra da linearidade em cada início de capítulo, isso faz com que o leitor reflita sobre os capítulos anteriores para relacionar a continuidade da história. Dessa forma, é impossível ler este livro como um romance comum.
Um Poema de Guerra é muito mais que um simples romance, já que podemos tranquilamente definir certos estereótipos da sociedade atual brasileira e aqui refletir sobre ela. Por exemplo: Os estudantes de jornalismo, que representam a mídia manipulada por grandes chefes do poder, que mantém o monopólio da imprensa a favor de seus interesses particulares. Rodrigo, representa a polícia corrupta, que se esconde por traz da lei. A família de Júlia que representa a família tradicional que educa, apoia, mas jamais se envolve com as dores e aflições dos filhos. E, Júlia, que representa a classe do povo sonhadora que é usada pelos movimentos populares sem jamais conhecer os reais propósitos deles.
Por fim, acredito que este livro vai além de cada leitor, a cada leitura novas concepções serão formadas, assim como as poesias contidas nele que não encerra o sentido no texto, mas abre novos horizontes para o leitor ir além de sua realidade social e humana.
Parabéns ao autor Dan Folter!
Super recomendo a leitura!



Postagem em destaque

DESABAFO DE MÃE

TODO FILHO DEVERIA SABER... Sou mãe não sou responsável por tudo, vivemos em família e não sou dona de tudo, então seja responsável pelos...