sábado, 6 de agosto de 2016

VERDADE, CONSEQUÊNCIA OU DESAFIO



Todos os dias quando vou para meu trabalho aproveito para fazer uma caminhada, dizem que é necessário para se manter a saúde; como o percurso é curto faço a pé. Neste pequeno trecho de caminhada contorno um grande hospital, uma referência nacional em tratamento do câncer e do coração.
Logo que entro na calçada do hospital percebo três coisas que me chamam a atenção todos os dias, uma delas são as placas, indicando inovações e tecnologias de pesquisas avançadas, o que me enche de esperança quanto ao futuro; A segunda é a quantidade de ambulâncias das mais longínquas cidades do Brasil, me impressiona o quão grande sacrifício as pessoas fazem em busca da saúde; A terceira coisa que percebo, às vezes, de mais longe é a fumaça e o cheiro do cigarro das pessoas que acompanham pacientes, ou mesmo, pacientes na espera da consulta.
Num dia desses, logo que virei a esquina me deparei com uma mãe e um pai que choravam desesperadamente, diminui os passos na intenção de tentar ouvir, mesmo imaginando a causa, o porquê, do desespero. O pai mesmo chorando tentava em vão consolar a mãe que soltava meias palavras banhadas em lágrimas e interrompidas pelo desespero. No entanto, consegui compreender uma frase “Não acredito que perdi minha filhinha para o maldito câncer!”. Meu coração doeu, parei um instante na calçada e me compadeci daquela mãe. Então, percebi que o pai acendera um cigarro para aliviar a dor, em seguida, passou para a mãe que tragando com alívio, exclamou: Se fosse eu, entenderia! Pois fumei desde menina, mas minha filha tinha apenas quinze anos e nunca colocou um cigarro na boca!
As palavras daquela mãe ficaram em minha mente durante todo o dia; O grito de desespero ainda pode ouvir se fechar os olhos, mesmo assim, continuei meu caminho, refletindo sobre o quanto o ser humano está disposto a renunciar pelo bem dos outros e dele mesmo, e a pergunta que ficou: Será VERDADE, CONSEQUÊNCIA OU DESAFIO?


Por LUCIANA LEOPOLDINO


Postagem em destaque

DESABAFO DE MÃE

TODO FILHO DEVERIA SABER... Sou mãe não sou responsável por tudo, vivemos em família e não sou dona de tudo, então seja responsável pelos...